Dicas - Deserto do Atacama - Região da Antofogasta Chile/Bolívia

Indo para San Pedro do Atacama, cidade que fica à 2.400 de altitude, e é de onde parte os principais passeios que planejávamos realizar.


SCL ->CLM:

Finalmente, no outro dia fomos de LAN, de Santiago para Calama, uma boa é você dar uma olhada no site da LAN CHile (http://www.lan.com/es_cl/sitio_personas/index.html), quando compramos a passagem valeu muito mais a pena do que compra-la no site em português. Leve agua, comida, este aeroporto fica longe muito longe da civilização e só tem uma opção para se alimentar muito muito cara, e não tem bebedouro (info de 2013).

 

CLM->San Pedro do Atacama:
Reservamos o transfer de ida e volta porque saía a qualquer horário, e nossos dias estavam contados para serem bem aproveitados, de onibus é bem mais barato mas tem que se informar dos horários, sites que podem ajudar:
Onibus:
https://www.turbus.cl/ ( $ 2.900 pesos chilenos)lembrando você terá que pegar um taxi para a rodoviária, se for dividir com alguém as vezes vale a pena, se não vale dar uma pesquisada em quanto sairia um táxi nesse trecho.
Transfer:  Minibus (Cualquier horario)
http://www.translicancabur.cl/
Un Tramo (One Way)  (12.000)
Ida y vuelta (Round Trip)  (20.000)

 Foto por Leonardo Gomes 


Hospedar-se em San Pedro:
Hotel, que nos hospedamos e indicamos(foi o melhor custo benefício):
Em San Pedro - Hotel Dunas - CLP 48.000/dia
(Calle Tocopilla #313 - Tel: (56-55) 851989 - Email: reservas@hoteldunas.cl )

Na esquina com a Rua Licancabur, havia um restaurante com som ao vivo, e comida muito boa, não lembro o nome, mas é facil de achar.

San Pedro:
Quando chegamos à San Pedro, nos sentimos chegando à São Jorge (Chapada dos Veadeiros), uma energia muito boa. Nosso plano era: Alugar Bike - Passeio Pukara de Quitor, maaaaaaaaaas nós fomos fazer reconhecimento de campo, fechar com as agencias os passeios para os próximos dias, comprar pão manteiga, chocolates... Cidade pequena, em uma horinha você já sabe onde é o único caixa eletrônico da cidade, bem pertinho da praça, e é onde também têm muitas lojinhas que trocam moeda(cambio), e as agencias também, o sua referencia para achar tudo chama-se Rua Caracolles, nem precisa anotar, inconscientemente você acabará chegando lá.

Dinheiro:
É bom vc fazer um planejamento de quanto irá gastar mais ou menos e trocar por espécie antes de ir à San Pedro, se deixar pra trocar nas casas de cambio de lá poderá perder bastante na conversão, além de que geralmente as empresas de tours e alguns restaurantes só recebem em espécie.

Agências: 
O pessoal fala bem o portunhol, não se preocupe com a comunicação, quanto as empresas aconselho contratar a
http://www.worldwhitetravel.com/  a agencia da Anel (empresa que contratamos para o Tour 4x4)
ou a
http://www.cumbres6000.com/  a agencia da Rosana (Que fica em uma rua paralela a Caracoles, meio escondida, mas de excelente atendimento e serviço, e foi a empresa que contratamos para os passeios)
Ambas oferecem bons serviços, os preços são praticamente iguais em todos os passeios, mas dá para dar uma choradinha, rola um descontinho se fechar tudo em uma só.




Altitude:
Mudamos alguns passeios de nosso roteiro por causa das altitudes de alguns locais, como estávamos ambientando, como já disse San Pedro do Atacama fica a uns 2.400 m de altitude, algumas pessoas sentem a diferença, dê um tempo ao seu organismo para se acostumar antes de fazer passeios mais "altos", e não menospreze as folhas de coca, compre um pacotinho e leve com vc, caso se sinta meio "pesada" mastigue algumas, irá se sentir bem melhor, tenho uma amiga que leva sempre Diamox(montanhistas usam muito em altitudes elevadas), mas como não éramos montanhistas e não estávamos pensando em fazer nada que exigisse muito, levamos muitas folhas de coca.
Pesquisando Altitudes http://elevationmap.net

Comida:
Como já falei também, a Rua Caracoles é a principal, tem tudo lá, e a Tocopilla tinha um mercadinho onde eu e o Leo comprávamos biscoitos, agua e lanchinhos pra levar para os passeios, restaurante eu não lembro o nome de nenhum pra indicar, mas tem um que fica na esquina da rua tocopilla com a rua licancabur, que era muito agradável e tinha um sonzinho ao vivo, um pessoal mais animado e a comida era boa, e também tem pizzaria ali perto da caracoles.

Mala ou Mochila:
Mala de rodinha ajuda viu, nossas mochilas pesavam tanto, e expresso aqui minha admiração e respeito por quem faz longas trilhas com 20 quilos nas costas. E mesmo que vá atravessar  deserto como eu e o leo fizemos, te informo que sua mala ficará fechada o dia todo dentro do hotel ou em cima do carro durante os passeios, o que vc precisa é de uma mochilinha de ataque de uns 20 L, pra levar luvas, gorro, cachecol, sorine, batom, esparadrapo, colírio,  protetor, lanchinhos, água, bepantol...

Clima:
Já pesquisou ou se interessou sobre o assunto? Vou resumir, se quer ver espelhos d'água no Salar de Uyuni, vá em dezembro/janeiro/fevereiro, fui em outubro, muito vento e nenhuma água como dá pra ver nas fotos. Em

Vale de La Luna - Foto por Leonardo Gomes 

Bonito né! Mas observe a grama deitada sob o vento (Foto por Iza)

Salar de Uyuni - Foto por Leonardo Gomes


Roupa:
Corta-vento, segunda pele, fleece, sapato fechado, meia térmica, luva e gorro, vc pode não usar o dia todo, mas em algum momento sentirá falta de um desses(principalmente se fizer o passeio dos Geyseres del Tatio), você pode improvisar com uma blusa de capuz bem grossinha, em agosto não sei como é a temperatura,mas certamente venta muito, e no vale da lua as areias atacam a gente, acontecem algumas tempestades de areia e quando fui, tinha uma menina de bermuda, tadinha, ficou com as pernas arranhadas de tão forte que o vento trouxe a areia e um cachecol quentinho que proteja seu nariz também ajuda enfim, é melhor prevenir do frio do que senti-lo.


Seguro viagem (info 2013):
A gente nunca sabe quando vai precisar, eu e Leo sempre fechamos com a World Nomades, é o melhor custo benefício do mercado....nesta viagem custou PAID: USD $119.80 (less discount:USD $6.20).

Boots, smiles and Pics! próximo post


Comentários

Postagens mais visitadas