Agulhas Negras II (Ataque) - Parque Nacional de Itatiaia - Rio de Janeiro - Brasil

O Ataque ao Agulhas Negras
Trilha: As trilha não são bem marcada, no início é fácil, mas depois vai ficando confuso.  O agulhas é um maciço com 04 picos, o dos Estudantes, Ponta Norte, Chapada da Lua e o mais alto, o Itatiaiaçú (e foi para lá que seguimos).

Partindo do Abrigo Rebouças, a trilha é bem marcada até aproximadamente 1 km, quando ela se divide, a esquerda Pedra do Altar e à direita, Agulhas. Seguindo em frente a trilha cruza o córrego Agulhas Negras, a partir dai o angulo da subida vai ficando mais puxado e a gente logo chega a uma parede positiva, onde é necessário ter um pouquinho de conhecimento em técnicas verticais, a escalada é por aderência, mais acima vc precisará de cordas para segurança.

Escalada de aderencia, força no braço...
(Foto por Leonardo Gomes )
Penultima escaladinha de aderência, fechei o anorak porque o vento estava me incomodando...

Esta é a última escalada, ja subindo para o cume Itatiaiaçú.

Leo e Iza no Pico Itatiaiaçú...ao lado o livro de registros dos que passaram por ali.

Quando a gente chega no Itatiaiaçu, chega à um Pico meio separado no maciço e depois de quase 4 horas de subida, para descer pelo lado tradicional, passamos para o outro lado através de uma tirolesa, presa entre as pedras e previamente testada pelo fotografo da expedição Leo Gomes.
(Foto por Leonardo Gomes )

Após passar a tirolesa, o restante é bem tranquilo, para descer todo santo ajuda né, só dou um conselho, vá com uma sapato confortável e que prenda bem seu pé, para que seus dedinhos não fiquem amassadinhos nas descidas, a minha bota não prendia muito bem, nas descidas bem íngremes eu sentia vontade de continuar descalço.

Hora de ir embora, voltar pro Rio, dormir um pouquinho e madrugar pra voltar a Brasília - DF.